"LER E ESCREVER: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA".
Tudo muda o tempo todo no mundo ... e nós mudamos:.. de segmento, de prática e de rotina, mas continuamos garantindo educação de qualidade, integração de todos no processo educacional e colocamos nossos alunos como foco principal das ações da SME/9ª CRE

Páscoa 2014


 A páscoa é uma festa que possui três significados:
No cristianismo, a páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus.
Para os judeus, a páscoa celebra o fim da escravidão dos hebreus no Egito.
Para os grupos pastoris de antigamente, a páscoa era a festa que invocava a proteção de Deus durante a travessia de Canaã para a região das planícies mais férteis


 Páscoa é uma palavra originária do hebreu Pessach, que significa “passagem” – que para os hebreus estava relacionada ao fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcada pela travessia do Mar Vermelho, cujas águas foram separadas para dar passagem aos filhos de Israel que Moisés conduzia para a Terra Prometida)



A história do ovo de páscoa

 
            Foi somente depois de muito tempo que a igreja o adotou como símbolo da páscoa.
            Presentear com ovos coloridos significava desejar vida, fertilidade. No começo, os ovos eram de galinha, cozidos e pintados. Com o passar do tempo, começaram a ser feitos com grande requinte: passaram a ser de madeira ou de cera e com pintura refinada, tornando-se um verdadeiro artesanato. Depois se passou a fabricar ovos em forma de jóias, utilizando metais nobres e pedras preciosas.
            Mais tarde, o ovo de chocolate surgiu junto com as indústrias de chocolate (Europa, por volta de 1875). Eram feitos sem atrativos, mas de alto custo, por ser sua matéria prima importada, tornando-se presentes finos para as pessoas queridas.
            Em 1906, começaram a  aparecer os ovos enfeitados. Eram recheados com chocolates de vários tipos e a decoração feita com flores coloridas, aplicações de animais de pano.
            No Brasil, a novidade chegou em 1920, vinda de Paris. Hoje os ovos são uma espécie de herança dos ovos coloridos de antigamente. Em todo o mundo civilizado cristão, a Páscoa é comemorada com presentes de ovos de chocolate.



Nenhum comentário:

Postar um comentário